quarta-feira, 9 de abril de 2014

Quem inventou as calcinhas?

Não se sabe ao certo quem inventou a calcinha, mas algumas teorias rondam a história dessa peça tão querida pelas mulheres. A primeira teoria fala que foi um médico francês preocupado com a crise de tuberculose na França que pediu que mulheres jovens usassem os calções masculinos para a proteção, a segunda teoria seria sobre uma jovem que na Revolução  Francesa trabalhava com homens e passava vergonha todo mês quando sua menstruação chegava, cansada de passar vergonha ela rasgava os lençóis e fazia uma calcinha improvisada. Histórias a parte, o certo era que até o final do século XVIII nenhuma mulher de respeito poderia usar esse tipo de vestimenta, as peças íntimas eram um vestuário exclusivo dos homens,e as mulheres não usavam nada além de muitas camadas de saias.



  Com a Revolta Popular na França em 1790, o vestuário sofreu uma grande alteração, as mulheres mudaram suas roupas deixando-as  mais simples e foi em 1800 que as calcinhas surgiram popularmente, inicialmente com modelos iguais aos masculinos. Elas surgiram por que o vestuário iniciado em 1790 era simples, sem as camadas de saias optando apenas por uma e para não parecer vulgar as calcinhas ou calções foram incluídas no vestuário feminino.

  No período Vitoriano, na Inglaterra, a calcinha era uma peça essencial para as mulheres e sua evolução começava a todo vapor, mas ainda assim, a sua seção em lojas ficava bem escondida e os anúncios em revistas eram raros. A partir desse período, a calcinha começou a mudar e os anos seguintes apareceram modelos diferentes e mais simples para as mulheres andarem com mais facilidade.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More